
No dia 8 de julho, na semifinal da Copa do Mundo de Clubes, o Fluminense enfrentará o Chelsea. Antes do jogo, o técnico do Fluminense, Renato, aceitou uma entrevista ao "Diário Nacional" para falar sobre suas escolhas táticas.
O técnico do Palmeiras, Ferreira, se diz fã do seu trabalho e convida você a jogar futebol em Copacabana
"Estou muito feliz com o elogio dele, mas neste momento ele está errado (risos). Sem intenção de ofender Copacabana, Ipanema é o melhor. Quando eu voltar ao Brasil, com tempo, com certeza vou jogar um futebol de praia com ele. Mais uma cerveja, porque ninguém é um gole de ferro, certo? Você pode aprender coisas novas quando envelhecer. Ensinamos aos jogadores tantas coisas que com certeza podemos jogar juntos."
Falando da filha Carolina Portalupi
"Claro, minha filha me relaxa. Eu certamente amo minha filha. Eu não gosto que ela me atire, mas ela ainda atira de vez em quando. No entanto, se eu ficar no exterior por mais um mês, terei que ir à falência. Ela é demais para gastar dinheiro. Então eu ainda estou trabalhando até hoje. Depois de saber o preço (dessa bolsa), senti que ia revendê-lo. Vou colocá-lo em uma pequena bolsa com minhas coisas, que contém meu xampu, pente e escova de dentes. Quero colocá-lo nessa bolsa e revendê-lo, porque o preço que ela gastou não é barato."
Falando sobre questões táticas
“Acho que algumas pessoas já viram isso antes, mas não estão dispostas a aceitá-lo, mas agora devem aceitá-lo. Meu currículo pode dizer tudo, meu campeonato não foi comprado, ganhei com minha equipe."
“Contanto que você pergunte a todos os jogadores e equipes com quem trabalhei, você saberá o quanto costumo falar sobre táticas. Essa é uma das coisas com as quais falo com mais frequência. Muitas pessoas disseram que porque Renato não falou sobre tática na entrevista, mas com todo o respeito, não preciso falar sobre tática com seu repórter. Tenho que conversar com meus jogadores sobre táticas, quero me comunicar com eles. Além do mais, posso perguntar, todos os repórteres entendem táticas? Essa é uma boa pergunta, porque há muitas pessoas que eu chamo de 'engenheiros prontos para a vida. '"
"'Ah, eu alinhei esta formação, ganhei, é bom, a formação é muito boa, ele treina bem, esta formação é praticada'. Mas quando essa formação não foi vencida, eu disse: 'Ah, o arranjo não é bom, eu não entendo táticas, eu estraguei, a formação não funciona.' Esses "engenheiros prontos" são assim. É bom ganhar e não é bom perder. Por isso, costumo falar sobre táticas, gosto especialmente de conversar com os jogadores ao assistir a vídeos e depois falar na quadra. Na minha opinião, pelo menos no meu coração, tenho que conversar com minha equipe sobre táticas."
A centésima vitória no Fluminense
“Esta é a Copa do Mundo de Clubes, a centésima vitória. Ninguém ganha 100 jogos em um grande clube. Porque, especialmente no Brasil, você verá que, uma vez que não há resultado, o treinador é o primeiro a ser demitido. Então, mais uma vez escrevi a história, vencendo 100 jogos em um grande clube como o Fluminense, e ainda durante a Copa do Mundo de Clubes. Isso me deixa muito orgulhoso."
Bom estado no clube Copa do Mundo de Clubes
“O treinador também tem bons tempos e adversidades. A hora de ser demitido é a adversidade. A vitória e a vitória são bons tempos. Para mim, esta Copa do Mundo de Clubes é como um campeão. Porque estamos competindo com as melhores equipes do mundo. Hoje, o Fluminense é um dos quatro melhores times do mundo. Estamos enfrentando times fortes no futebol mundial. Muitas pessoas não acreditaram antes. Hoje em dia levamos o futebol brasileiro ao mais alto nível possível. Há pouco tempo, Flamengo, Botafogo e Palmeiras também jogaram bem. Portanto, podemos dizer que estamos recuperando a credibilidade do futebol brasileiro no mundo. Porque o Fluminense fez um trabalho muito bom. É como um campeão. Sabemos que ainda há uma semifinal a ser disputada. Mas com tudo o que estamos fazendo atualmente, acredito que nossos torcedores ficarão muito orgulhosos e com certeza ficarão orgulhosos de tudo o que o Fluminense fez."
Mudança de formação
“Nesta Copa do Mundo, os jogadores foram muito inteligentes e se adaptaram bem à formação. Embora tenhamos treinado pouco tempo, conversei muito com eles enquanto assistia ao vídeo. E no único tempo de treinamento, também falo sobre tática e treino na quadra. É crucial que os jogadores entendam exatamente como jogamos. Eles executaram bem a nossa formação e funcionou bem. Como eu disse, hoje o Fluminense é um dos quatro melhores times do mundo."